LabX realiza segundo módulo de atividades no Instituto Inova

Jovens participaram de dinâmicas focadas na formação de liderança durante todo o sábado

Neste último sábado (30), o Instituto Inova-Ecotec Damha recebeu, em sua sede, o grupo de jovens participantes do LabX, programa de formação de liderança da Fundação Estudar, que aplicaram o segundo módulo de suas atividades durante todo o dia.

O LabX tem, como principal objetivo, apoiar o jovem em suas decisões de carreira estimulando-os e orientando-os para a construção de uma trajetória profissional de alto impacto. De acordo com o facilitador e multiplicador do programa, Felippe Caso, o Laboratório surgiu identificando um modelo de liderança que é baseado em seis valores, separados em modo de ser, pensar e agir. “A partir disso, o laboratório vem desmitificar a ideia de que um líder é quem segue os passos de ‘modelos de revistas’, ou quem tem um cargo alto em uma empresa”, explica.

O primeiro módulo foi aplicado no início do mês e, neste segundo e último, foram desenvolvidas diversas dinâmicas como a de oferta e demanda entre os participantes. “Discutimos no primeiro módulo como alinhar o nosso sonho à nossa carreira colocando a mão na massa. Então, agora, desafiamos os participantes a darem o primeiro passo, através da reflexão de como lidar com os nossos erros e acertos”, falou.

Ainda estudante, o graduando de Engenharia Química, Tales Roder, procurou o programa para desenvolver as suas inúmeras ideias. “Eu estava com muitos objetivos na cabeça e eu mesmo estava assumindo a postura de tomar a frente e é isso que o projeto promove. Desde o primeiro módulo, até neste, descobri que o que tenho a oferecer também é útil para outras pessoas e vice- versa”, explicou.

O doutorando na área de Agronomia, Felipe Fadel, disse que conviver em um mundo cem por cento acadêmico por muitos anos, estava saindo do seu principal objetivo: empreender. “Venho de família empreendedora e sempre quis ter esse sonho. Após encontrar o LabX, mudei meus planos e consegui definir o meu foco, como por exemplo, acelerar o meu doutorado e investir em qualificações no exterior para desenvolver a minha ‘startup’”, explicou o participante ansioso como seus novos rumos.

Para o Inova, é mais um motivo de orgulho contribuir com iniciativas de orientação à carreira, mostrando, na prática, que o empreendedorismo também é um caminho a trilhar.  “Neste dia, foi possível difundir o conceito de Parque Tecnológico e de um habitat de inovação em São Carlos, tornando-o mais próximo da realidade dos jovens participantes”, disse a gestora de projetos do Inova, Ana Carolina Rizzatti.

Os programas de carreira são parte do portal Na Prática (www.napratica.org.br), e o modelo de liderança e outras informações estão no site da Fundação Estudar (www.estudar.org.br).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *